Saiba mais sobre o VSO

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

vso

 

E ai pessoal, beleza?

Já conhecem o VSO (Visual Studio Online)?

O Visual Studio Online, é uma plataforma em Nuvem da Microsoft, que fornece a você, todo ambiente para gerenciar o Ciclo de Vida de sua aplicação, hospedada em uma nuvem privada da Microsoft. O VSO possui as mesmas ferramentas que seu TFS (Team Foundation Server) On Premisses, com algumas particularidades, que veremos mais a frente. Quando utilizamos o VSO, já temos tudo configurado previamente, como Build Agent’s pré configurados (mas nada impede você de utilizar um servidor de build em sua rede interna, ou em uma outra máquina no Azure, isso funciona lindamente).

O VSO possui também um serviço de Load Test, que utiliza a infraestrutura do Azure, que permite você executar testes oriundos de todo o globo, com pouquissimas configurações.

O Application Insights, também está disponivel no VSO, e lhe permite ter uma melhor visibilidade daquilo que ocorre com sua aplicação, sendo erros, que partes do sistema o usuário mais acessa.

 

Uma outra coisa bem interessante, que o VSO possui de forma já integrada( e eu já falei disso aqui no Blog), é o Release Management, que trabalha bem, juntamente com o VSO. O Release Management funciona muito bem com o VSO, possui todo o ciclo de aprovações, asism como se utilizado no ambiente On Premisses, enfim, show de bola.

vso1

O VSO, possui diversos beneficios, como por exemplo, a facilidade de se implantar novidades, pois todos sabemos o receio que temos de atualizar uma versão de algo tão importante dentro da Empresa, como por exemplo o TFS, no VSO essas atualizações são transparentes, então, estamos sempre atualizados.

(Podemos acompanhar a relação das atualizações disponiveis e em desenvolvimento em: https://www.visualstudio.com/en-us/news/release-archive-vso.aspx)

features

 

Algo que acho bem interessante, é que agora, podemos utilizar o GIT como controle de versão no VSO, e ainda sim, possuir as demais integrações da ferramenta, como por exemplo, controle de tarefas, build’s automaticas, podemos utilizar o Release Management em nossos projetos.

 

Sabe oque mais é interessante? Não são apenas empresas que podem utilizar o VSO, mas também você que está começando a estudar programação, ou você que quer utilizar todas essas ferramentas para seus freelas, pois o VSO é gratuito para times de até 5 usuários, com algumas pequenas limitações, mas nada que o impeça de trabalhar, eu mesmo utilizo a versão gratuita do VSO para meus projetos pessoais, e não tenho oque reclamar, foi uma das melhores coisas que a MS fez do meu ponto de vista.

Outro ponto que não pode ser deixado para tráz, é que o VSO não é utilizado exclusivamente com projetos .NET, mas com qualquer tipo de projeto, como JAVA, entre outros. Existe até mesmo um plugin do Eclipse para que os desenvolvedores possam trabalhar melhor com o VSO(o plugin funciona também para acessar o TFS OnPremisses).
 
Bom pessoal, por hoje é isso, e espero que tenha sido util.