RemoteApp – Windows Azure

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

E ai pessoal, Beleza?

Alguem ai já ouviu falar do Azure RemoteApp? Não? Então dê uma lida no que fala no Site do Microsoft Azure:

 

Trazer a escala, agilidade e acesso global aos seus aplicativos de negócios

RemoteApp Azure ajuda empregados Mantenha-se produtivo em qualquer lugar e em uma variedade de dispositivos Windows, Mac OS X, iOS ou Android. Aplicações da sua empresa executar no Windows Server na nuvem Azure, onde eles são mais fácil de expandir e atualizar.

Os usuários podem acessar seus aplicativos remotamente do seu laptop conectado à Internet, tablet ou telefone. Enquanto aparecendo para executar no dispositivo local dos usuários, os aplicativos são centralizados na plataforma confiável protegida do Azure.

RemoteApp Azure combina experiências de aplicativo do Windows com os poderosos recursos do Remote Desktop Services no Microsoft Azure a nuvem para negócios modernos.

traduzido com o Bing Translator

https://www.remoteapp.windowsazure.com/

 

 

 

Bom, basicamente lhe permite compartilhar aplicativos remotamente, e caso você deseje compartilhar aplicativos que acessem sua rede interna, você pode configurar uma VPN.

O RemoteApp, lhe permite compartilhar os aplicativos instalados em um servidor que você pode realizar o upload do VHD para o Microsoft Azure.

Este serviço, por enquanto, este serviço ainda está em Preview , e não está sendo cobrado pela sua utilização, mas tem umas regras para utilizar, você não pode utilizar por 7 dias seguidos.

Bom, vamos então para a parte que interessa, como configurar este serviço, e como utilizá-lo.

Para começar, acesse o portal do Microsoft Azure em: http://manage.windowsazure.com

Quando estiver com o painel aberto, selecione a opção de RemoteApp de acordo com o Icone mostrado na imagem abaixo:

1

 

Agora, clique em “+ NOVO” para configurar um novo “RemoteApp”

Quando você clicar, irá abrir uma tela para configurar o Nome do Serviço, a localização dele, e também qual imagem ele deve utilizar, nesse caso, estaremos utilizando a padrão fornecida pela Microsoft, que contem o Office 2013 com Server 2012

2

 

Após você clicar em “Create RemoteApp”, se iniciará o provisionamento do serviço, quando configurei o meu, demorou uns 30minutos.

Durante este tempo de provisionamento, você já pode ir baixando cliente através do site: http://www.remoteapp.windowsazure.com, quando você entrar no Site, basta clicar em Install Client no Canto Superior Direito da Tela:

 

 

3

Após clicar lá, você será redirecionado para a tela onde de fato você pode baixar o Client, basta clicar em Download, que o mesmo se iniciará, e após completo basta instalar.

Neste momento, acredito que o provisionamento já deve ter terminado, e a instalação do Client também.

A tela inicial do Client é conforme a imagem abaixo:

4

 

Ao clicar em Get Started, abrirá uma tela para você colocar sua autenticação:

5

 

A conta utilizada neste momento, é a mesma que você usa para acessar o painel de administração, mas você pode dar permissão para outros usuários do Windows Live e/ou usuários do seu AD(depois mostro onde se configura isso).

Após inserir sua autenticação, o client irá acessar sua conta do RemoteApp para ver que aplicativos você tem disponível para utilizar, e serão exibidos todos dentro do Client, conforme a imagem abaixo:

6

 

Para utilizar algum desses App’s exibidos na tela, basta dar 2 cliques no desejado que o mesmo se abrirá.

Quando você acessar pela primeira vez, irá demorar um pouco, pois estará sendo criado seu perfil de usuário no servidor, já que ele funciona como se você estivesse fazendo um acesso remoto no servidor via TS.

7

 

Quando você abre um aplicativo remoto, você pode identificar o mesmo na barra de tarefas, pois os mesmos ficam com ícones do aplicativo a que se referem e mais aquela “bolinha” do TS, conforme imagem abaixo:

 

8

Vamos voltar agora ao painel do Azure, e visualizar mais algumas configurações do RemoteApp.

No dashboard, você pode visualizar informações, como a quantidade de seções sendo utilizadas e as disponíveis:

 

9

Na guia de User Access, é onde você pode definir os usuários que podem acessar o RemoteApp, podem ser incluídos usuários que possuem conta Windows Live(Outlook.com) e/ou usuários do seu AD(Active Directory)

10

 

A guia de Remote App Programs, é onde você define os programas que estarão disponíveis para os usuários, para publicar algum aplicativo, basta você clicar em Publish, incluir um nome do programa, e informar o Patch onde está instalado na imagem que você está utilizando

11

 

Já na aba de Sessions, você pode ver os usuários que estão utilizando o serviço, e também pode desconectá-los, fazer loggof, ou mandar mensagens para eles

Na imagem abaixo não existe nenhum usuário ativo, mas caso tivesse, seriam mostrados um abaixo do outro

12

 

 

Bom pessoal, eu achei uma coisa muito interessante, e vocês?

De certo modo, podemos ter maquinas “burras” na empresa e compartilhar as aplicações remotamente com os funcionários.

Como está em preview, ainda não está automaticamente disponível no portal de todos, então, caso desejem testar essa ferramenta, acessem o seguinte link: http://azure.microsoft.com/en-us/services/preview/ e neste link procure pelo serviço “RemoteApp” e clique em “Try it” que essa opção poderá ser habilitada em seu painel do azure.

Espero que tenham gostado do post, e tenham uma ótima noite.