Publicar Site ASP.NET com Windows Azure e Visual Studio Online

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

 

Você já conhece o Visual Studio Online? Não? Então dê uma lida logo abaixo:

“O Visual Studio Online, anteriormente Team Foundation Service, é o lar dos dados de seu projeto na nuvem. Coloque tudo em funcionamento em questão de minutos na infraestrutura em nuvem, sem precisar instalar nem configurar um único servidor. Configure um ambiente que inclua tudo, de repos Git hospedado e ferramentas de acompanhamento de projetos a integração contínua e um IDE, tudo empacotado em um plano mensal por usuário. Conecte-se a seu projeto na nuvem usando sua ferramenta favorita de desenvolvimento, como o Visual Studio, o Eclipse ou o Xcode.

Cada conta do Visual Studio Online é fornecida com cinco usuários do Basic gratuitos e inclui recursos mensais compartilhados para compilação e testes de carga. À medida que sua equipe se expande ou seus negócios aumentam, misture e corresponda planos e recursos de usuários para dar a cada usuário o que ele precisa.”

Texto extraido de: http://www.visualstudio.com/pt-br/products/visual-studio-online-overview-vs.aspx

 

Bom, apartir deste texto, extraido do site do proprio Visual Studio, podemos notar que o Visual Studio Online é uma ferramenta fantastica, e o melhor, é gratuito para até 5 usuários. Ou seja, você que desenvolve na sua casa, fazendo freelas,ou mesmo se está desenvolvendo seu TCC para faculdade juntamente com seus amigos, essa é uma ferramenta muito util, e o código não fica salvo na sua máquina, você não precisa ficar carregando por ai com pendrives.

Bom, explicações sobre o Visual Studio Online aparte, vamos para a Parte que interessa, a publicação do seu site em ASP.NET no Windows Azure.

As vezes, é muito chato você ter que publicar sua aplicação, subir no azure via FTP. Bom, a Microsoft criou uma maneira de você fazer essa publicação de maneira simples, bastando você realizar o check-in das alterações, e realizar uma build na solution , que o Visual Studio online vai tentar compilar, e caso tenha sucesso, seu site estará publicado rapidamente.

Vamos criar um WebSite no Azure, para realizar essa demonstração

No Visual Studio Online, vamos criar também, um novo projeto para vincularmos ao website

 

 

Após termos criado tanto o Projeto, quanto o WebSite, vamos acessar o Painel do WebSite, e selecionar “Configurar a implantação a partir do controle de origem”

 

 

Selecione, Visual Studio Online

 

 

Logo em seguida, você tera que infomar a url do seu Visual Studio Online para autorizar a conexão

 

Após isso, irá aparecer uma tela solicitando a autorização para o Azure acessar seu Visual Studio Online

 

Basta aceitar, que você verá uma tela pedindo para selecionar o Projeto que deseja vincular a este WebSite, vamos selecionar o mesmo que criamos anteriormente

 

Feito isso, teremos vinculado nosso projeto do Visual Studio Online com o Azure.

Agora, vamos no nosso Visual Studio(local) criar um novo projeto do tipo ASP.NET

 

Vamos criar um site com o nome DemoPush1 e selecionar a opção de “Add to source control” para que possamos vincular esse projeto com o Visual Studio Online

Abrirá uma tela solicitando para escolher o tipo do projeto, vou escolher do tipo WebForms mesmo

 

Assim que o projeto for criado, abrirá uma janela, solicitando o Tipo de Source Control a ser utilizado TFS ou GIT, vamos selecionar TFS e dar OK

 

 

 

Após isso, abrirá uma tela, para você selecionar o Projeto que vai utilizar, nós vamos selecionar o mesmo que haviamos criado anteriormente

 

Agora o Projeto já está vinculado com o Source control, então vamos realizar o Check-in do projeto, para atualizar o Source Control

 

 

 

Após realizar o Check-in, vamos dar uma Build no Projeto

 

 

Se você olhar nas Builds do Visual Studio Online, verá que tem uma nova build sendo processada

 

Na execução desta build, o Visual Studio Online tenta compilar e executar o projeto, e caso seja um sucesso, ele atualizará seu WebSite do Azure.

Nós podemos ver na guia implantação do painel do WebSite do Azure, que tem uma implantação sendo executada

 

 

Quando for concluido o processo, o Statu de implantando, será atualizado para erro, ou sucesso.

Bom, agora que terminamos, vamos ver a cara do WebSite Agora

 

 

Agora o WebSite que criamos não está mais com a pagina default de criação do WebSite, mas sim com o projeto que acabamos de criar.

Simples não?

Espero que tenham gostado do post, e que tenha ajudado vocês