Migrando seu Repositório SVN para o VSTS

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Você já conhece o VSTS e todas as suas funcionalidades? Caso ainda não, vamos a um breve overview:

O VSTS é  um serviço para que equipes compartilhem códigos, gestão de tarefas, builds e release automatizadas, hospedadas em nuvem com o Microsoft Azure.

Ou seja, o VSTS não é apenas um repositório de código fonte, e diversas empresas tem interesse em trabalhar com essa ferramenta.

No decorrer dos anos, as empresas escolheram diversas ferramentas para controle de versão de seus projetos, como por exemplo SourceSafe, TFS, GIT, SVN.

Sabia que você pode migrar seu repositório atual para o VSTS, e assim utilizar todo seu poder?

Bom, como você leu no titulo do artigo, vamos conversar sobre o processo de migração do SVN para o VSTS, então, vamos para oque realmente interessa…

E…. é aqui que as coisas ficam realmente divertidas, pois vamos migrar nosso repositório SVN para o GIT, e então, vamos subir este repositório, isso mesmo, vamos trabalhar com o GIT!!!! Ah, só para constar, caso você ainda não saiba, podemos trabalhar com o GIT no VSTS (e também no TFS OnPremisses), muito bom não é mesmo?? Então, vamos começar.

Primeiramente, para este exemplo, vamos pegar um repositório SVN na Internet, neste caso, vamos utilizar o repositório do LaTeX Project, no endereço: https://latex-project.org/svnroot/latex2e-public/trunk/

LaTeX Project
LaTeX Project

Tendo isso em vista, vamos começar nosso processo de Migração deste repositório, se você estiver no linux, abra o terminal, caso estiver no Windows 10, pode utilizar o Bash.

Vamos começar instalando o GIT em nossa máquina:

$ sudo apt update

$ sudo apt install -y git git-svn

Após a instalação estar concluída, podemos iniciar o processo, então, vamos clonar o repositório SVN com o seguinte comando:

$ git svn clone https://latex-project.org/svnroot/latex2e-public/trunk/ Migrate

No comando anterior, podemos notar que após a url do repositório, eu coloquei o nome Migrate, neste caso, esse será o nome da pasta que está sendo criada para o nosso repositório GIT.

Podemos acompanhar todo o processo de migração no terminal, esse processo pode demorar um pouco conforme for o tamanho do repositório SVN.

svnCong
Processo de Migração de SVN para GIT

 

O processo de Migração para git é até bem simples e pratico, só demora um pouco mesmo é o processo de conversão. Assim que a conversão estiver terminada, vamos querer saber se está tudo ok, certo? Então, vamos acessar a pasta do projeto, no nosso caso:

$ cd Migrate

$git log

Git Log
Git Log

Podemos ver na imagem acima, que o histórico de alterações do repositório também foi convertido, então, legal, já temos o repositório GIT pronto, como vamos fazer para enviar isso para o VSTS?

Bom, vamos começar criando um novo repositório no VSTS, no meu caso, o nome será: SVNtoVSTS

svntovsts

Agora, com o repositório criado, vamos apontar nosso repositório GIT local para o VSTS com o comando:

$ git remote add origin https://seurepositorio.visualstudio.com/_git/SVNtoVSTS

Como não existe nenhum mapeamento para uma branch remota, vamos executar o seguinte comando para mapear nosso repositório com a barnch máster

$ git push –set-upstream origin master

gitupado

Assim o repositório foi mapeado e o push para o servidor remoto foi realizado, enviando assim todo o nosso repositório, incluindo o nosso histórico, conforme podemos ver na imagem a seguir:

historicoVSTS

 

Legal não? Agora temos nosso repositório que antes estavam no SVN e agora está hospedado no nosso VSTS, e podemos nos aproveitar de todo o poder que o VSTS nos proporciona, mantido não Azure.

 

Então, por hora é isso pessoal, espero que tenham gostado, porque eu curti.. hehe