Iniciando uma nova Release no modelo vNext no Release Management

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

E ai pessoal, beleza?

 

Recentemente, comecei a trabalhar com o Release Management, utilizando o modelo vNext(que utiliza scripts PowerShell para realizar as implantações), e me encontrei em um problema para iniciar uma nova Release a partir do Team Build.

Bom, a partir do Update 3 do Release Management, nós podemos iniciar uma nova Release, através de uma API do Release Management, então, para testarmos se está tudo funcional, podemos executá-la pelo Browser.

 

A url fica algo como tipo:

srvrm:1000/account/releaseManagementService/_apis/releaseManagement/OrchestratorService/InitiateReleaseFromBuild?teamFoundationServerUrl=$TFSUrl&teamProject=$TeamProject&buildDefinition=$BuildDefinition&buildNumber=$BuildNumber&targetStageName=$StageName&api-version=3.0

 

É bem simples, e basta substituirmos as variáveis pelos parâmetros necessários.

NOTA:O Parametro “targetStageName” , deve ficar em branco para que o Release Management percorra todos os ambientes configurados, caso seja especificado algum, ele executará a implantação exclusivamente neste ambiente.

 

Bom, vimos até aqui, como iniciar uma nova release utilizando o Browser, mas o mais importante, seria realizarmos essa implantação direto pelo TeamBuild após a build terminar, para isso, vamos utilizar o Release Template que estarei disponibilizando logo abaixo, precisaremos também, de um script PowerShell para que possa ser iniciado a Release do RM utilizando a API, esse script também será fornecido.

 

Bom, após adicionarmos o script e o Build Template no TFS, vamos criar nossa nova Build Definition, configure seu projeto para realizar a build, e configure os parâmetros conforme o print abaixo para que a chamada seja realizada.

 

builds

 

Como podem ver, a chamada fica bem simples, e assim, podemos iniciar nossa Release

 

Baixe aqui os arquivos