Deploy Banco de Dados com Release Management vNext

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

E ai pessoal, beleza?

A algum tempo atrás, escrevi para vocês, um artigo ensinando a trabalhar com SqlProjects para desenvolver seus bancos com o Visual Studio, e podendo também versionar suas bases de dados.

Como vocês podem ver nas minhas ultimas postagens, tenho trabalha muito com o Release Management, que é uma ferramenta que nos permite automatizar nossas implantações, e que funciona integrado ao Team Foundation Server (TFS), e uma de nossas necessidades, não só implantar o nosso software, é também necessário realizar a implantação de banco de dados, e seria muito interessante poder automatizar a implantação com o Release Management também, certo?

É ai que os SqlProjects entram em jogo, pois quando desenvolvemos nossa base de dados neste tipo de projeto, é gerado um arquivo com a extensão “.dacpac”. Este arquivo, nos permite realizar a implantação de nossas alterações no banco, então, podemos utilizar este arquivo para realizar nossas implantações no Release Management.

O Problema do arquivo dacpac, é que após aplicado no banco, não há mais volta, então, não é de todo seguro, simplesmente jogarmos isso em nosso banco para implantação.  Por esse motivo, o script que estou compartilhando com vocês, realiza antes de qualquer coisa, um Backup do Banco de Dados. Seguindo sua implantação, apenas após a realização do backup (caso o banco exista é claro).

Trecho do Script
Trecho do Script

 

Vou deixar aqui abaixo, um print da tela de configuração do Workflow que deve ser configurado no Release Management, já com os parametros:

Workflow com Parametros
Workflow com Parametros

 

É tudo um processo muito simples de se realizar. Qualquer duvida, ou sugestão, sinta-se a vontade para entrar em contato comigo.. 🙂

 

Os Scripts estão compartilhados no Onedrive, através do link: scripts