Automatizar processos é algo bom?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma das grandes premissas do DevOps, é a automatização de processos, mas porque prezar tanto a automatização de processos, isso é realmente uma coisa boa?

 

Comecemos do passado então. Por qual motivo os computadores foram criados? Não foi para automatização de tarefas?

Eniac
Eniac

Então, isso quer dizer que, desde muito tempo, buscamos maneiras de automatizar tarefas e processos. A cada dia que passa, isso fica cada vez mais evidente, conforme o processo de desenvolvimento de software foi se aprimorando, foram surgindo maneiras cada vez melhores de realizar automatizações de processos. Por exemplo, antigamente um hospital, precisava de arquivos e mais arquivos com os dados de seus pacientes, arquivos com os cadastros pessoais, arquivos com dados de consultas, exames, medicamentos receitados. Isso tudo ocupava muito espaço, certo?

Arquivos Antigos

E além do mais que, quando um paciente precisasse marcar uma consulta, não era algo tão simples, a atendente teria que buscar os dados desta paciente em uma imensidão de arquivos, um certo tempo era gasto para que isso ocorresse com sucesso. Atualmente, com a ajuda dos computadores, tudo isso mudou, já não existe mais a necessidade de salas com arquivos, fica tudo disponível no servidor, onde o sistema utilizado nos hospitais pode acessar, então, coisas como, agendar uma consulta, ficou muito mais simples e rápida, e dependendo do sistema do hospital, o paciente nem precisa ir até o local para agendar sua consulta, pode realizar tal tarefa pelo seu computador pessoal, ou até mesmo pelo seu Smartphone.

Sistemas para Hospitais
Sistemas para Hospitais

Bom, vimos aqui, que sempre buscamos meios de automatizar tarefas, eliminar o tempo desperdiçado, certo?  Entretanto, hoje em dia, principalmente na área de T.I. em sí, muitos processos ainda são manuais, e muitas vezes, nos acostumamos tanto a esses procedimentos, que nos esquecemos de buscar alternativas para automatizar as tarefas (como dizem, casa de ferreiro, espeto de pau…rs), por exemplo, se hoje você trabalha com um e-commerce, é crucial que você garanta que seu site esteja 100% do tempo disponível, certo? Então, você precisa monitorar o site de alguma forma para saber se ele ainda está on-line, e como você faz isso?

Como fazer?
Como fazer?

Acessando o site a cada x minutos para garantir que está acessível? Pois acredite se quiser, ainda existem pessoas que realizam este tipo de tarefa, e muitas vezes, preferem realizar as tarefas desta maneira, porque esse profissional acredita que isso gera algum tipo de “beneficio” para ele, como por exemplo, dizer que suas tarefas são cruciais dentro da empresa, ou até mesmo, para gerar hora-extra, ou algo do tipo. Existem diversas outras tarefas que podem e devem ser automatizadas em nossa área, como por exemplo, Testes de Software, Processo de Build automatizado, Implantação de Software automatizada, analise da qualidade de código, monitoramento de servidores e aplicações. Enfim, existem uma infinidade de processos que precisam ser automatizados, e existem diversas soluções para estes processos, entretanto, a execução manual de processos, está tão incrustada nas pessoas que, quando as empresas contratam profissionais para implementar alguma ferramenta de automatização, surgem diversos empecilhos por parte dos profissionais, pois estes, estão em uma zona de conforto tão grande, que quando tentamos mudar um processo, temem por seu futuro, acreditam que serão demitidas, que o processo está mudando por eles não realizarem um bom trabalho, etc., quando na realidade, o foco é apenas aprimorar o processo da empresa, e agregar mais valor a ela,  este profissional que realizava a tarefa que agora está sendo automatizada, poderá realizar outras tarefas de maior destaque, poderá aprender mais sobre outras áreas e processos da empresa, enfim, terá ainda mais chances de crescimento profissional.

A automatização de processos, vem com premissas como:

  • Eliminar erros humanos, pois sabemos que, mesmo sem intenção, todos nós somos passiveis a erros;
  • Agilizar a execução de tarefas;
  • etc.

A automatização, hoje é crucial para nossas empresas, nós perdemos tempo precioso realizando tarefas manuais, e repetitivas, e isso nos faz errar.

 

Pra que perder tempo?
Pra que perder tempo?

Quando automatizamos, podemos aproveitar nosso tempo, em algo que somos realmente necessários.

Então, se você é um daqueles que tem a visão que estamos prejudicando você, que queremos seu mal, saiba que isso não é verdade, nós sempre devemos buscar o melhor para nosso negócio e para nós.